Imagine um produto que permita ao telespectador se relacionar com todo o conteúdo que está passando no seu canal favorito sem interferência alguma na tela da televisão. Com ele, é possível acompanhar estatísticas em tempo real enquanto assiste ao jogo do seu time, participar de programas de auditório comentando, votando, sugerindo e compartilhando suas opiniões nas redes sociais e se aprofundar em uma notícia, navegando por infográficos, imagens e vídeos. Na hora do intervalo, conhecer a loja mais próxima de sua casa que vende o produto anunciado e comprar ali mesmo e recomendá-lo aos amigos. E para isso, tudo o que é preciso é um smartphone ou tablet e uma conexão à internet.
Essa é a proposta do KlugTv, um produto que acaba de ser lançado e que já ganhou atenção de parceiros de peso. De primeira, fecharam parceria com o SBT. Outras emissoras estão sendo negociadas e grandes anunciantes também foram seduzidos por essa ferramenta revolucionária e única no mundo.
O sucesso da ideia reside, talvez, na sua simplicidade. Partindo de uma premissa básica - e comprovada por pesquisas - de que, cada vez mais, o telespectador assiste à tevê com um tablet ou celular nas mãos. Três jovens paulistanos começaram a imaginar o que esse recente comportamento social poderia proporcionar em termos de entretenimento e, claro, receita.
“A ideia do KlugTv surgiu de uma reflexão minha como consumidor”, explica o publicitário, consultor de estratégias para mídias digitais e empresário Gustavo Mills, inventor e cofundador do KlugTv. “Virou hábito ver televisão ao mesmo tempo em que se navega na internet e isso é irreversível. Por que não, então, criar um forma para interagir com o que se está vendo?”, questionou-se à época.
Assim nasceu o KlugTv. Juntaram-se ao projeto Jan Schnürle, Diretor de Tecnologia, responsável pelo planejamento técnico, e desenvolvimento do KlugTv e o administrador Ricardo Sé Cestari, Diretor Administrativo Financeiro da empresa que, com experiência internacional em administração e finanças foi o responsável pela viabilização do plano de negócio, investimentos e parcerias.
A junção desses perfis complementares e o trabalho de uma equipe de mais 8 profissionais culminou na realização do projeto em tempo recorde. Em menos de seis meses, o produto estava pronto e, mais importante, capitalizado. “O KlugTv representa, de fato, uma revolução na forma como assistimos tevê”, garante Jan.
A revolução a qual Jan se refere se deve a alguns fatores. “A emissora pode integrar a tecnologia KlugTv em poucos dias e com baixíssimo investimento. Os anunciantes e agências podem criar conteúdo usando tecnologias padrão de desenvolvimento web/mobile e a identificação do programa ou comercial acontece de maneira sincronizada ao que passa na tevê, sem a necessidade de nenhuma ação por parte do telespectador”, enumera Jan.

O KlugTv está disponível para iPads e tablets Android. Em 30 dias, após o seu laçamaneto, os donos de iPhone e smartphones com sistema operacional Android também terão acesso ao aplicativo. A expansão não para por aí, ainda há duas outras versões previstas que prometem aumentar a penetração do KlugTv na velocidade das mídias sociais.