segunda-feira, 21 de maio de 2012

MINICOM CONCLUI PRIMEIRA VERSÃO DO PLANO DE TRANSIÇÃO PARA A TV DIGITAL

O Ministério das Comunicações conclui, nesta semana, uma primeira versão do plano de transição da TV analógica para a digital. 

O pré-projeto elaborado pela Secretaria de Servições de Comunicação Eletrônica será  encaminhado para discussões mais amplas com a Secretaria de Telecomunicações e também com a Anatel. 

O ministério tem até o fim deste ano para apresentar a versão final do plano de transição. De acordo com nota do ministério, o desligamento completo do sistema analógico no Brasil está marcado para 2016 e não será adiado. 

Buscando subsidiar a elaboração do plano, representantes do Minicom estiveram nos Estados Unidos, em abril, para ver de perto como foi a transição para o sistema digital naquele país. A viagem incluiu conversas com todos os setores envolvidos no processo, como radiodifusores, fabricantes de equipamentos, órgãos governamentais e a Câmara de Comércio Americana. 

Entre os pontos que mais chamaram atenção na experiência americana está o fato de uma cidade ter sido escolhida para testar a transição antes do restante do país. A eleita foi Wilmington, na Carolina do Norte. “Eles desligaram lá com antecedência, para verificar quais foram os impactos, o que iam precisar mudar. Fizeram a transição no microcosmo para aplicar todas as medidas corretivas antes de aplicar no macrocosmo”, diz em nota Genildo Lins, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom. 

A escolha de uma cidade-piloto para antecipar os testes deve ser incluída no plano brasileiro de transição. O local ainda não foi definido, mas precisa reunir algumas características específicas, como o fato de todos os canais disponíveis para a população serem da própria cidade e não haver muita interferência do sinal. Outro aspecto importante para os testes é uma quantidade significativa de lares com receptor digital.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

TVs CONTROLADAS POR VOZ E GESTOS

A possibilidade de um equipamento reconhecer voz, face e gestos de uma pessoa (recurso lançado pela Microsoft, com o Kinect para Xbox 360), é um marco histórico na tecnologia e mudará para sempre a forma como os seres humanos interagem com as máquinas. O controle remoto passa a ser dispensável. Com as novas TVs ES7000 da Samsung, basta falar com a TV ou acenar para ela. 

O impacto deste lançamento nas vendas de TVs será comparável ao lançamento da tecnologia 3D. A previsão é de um aquecimento de 25% nas vendas do setor, estimulado também pela proximidade das Olimpíadas de Londres.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CLASSE C TROCA GELADEIRA POR TV A CABO E POUPANÇA

Após sucessivos estímulos do governo para baratear o preço de geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas - a chamada linha branca - e aumentar o consumo, esses produtos vêm deixando a lista de prioridades da nova classe média, mais disposta a poupar ou gastar com TV a cabo, telefonia e educação.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FACEBOOK LANÇA LOJA DE APPS E CONTEÚDO PAGO



O Facebook anunciou na tarde de ontem o lançamento de uma página exclusiva para os aplicativos que funcionam dentro da rede social. O App Center concentrará jogos e apps, como Draw Something, Pinterest e Spotify, por exemplo.


O espaço estará disponível para acesso dentro das próximas semanas, pela internet ou pelos aplicativos móveis para iOS e Android. O usuário pode procurar apps pela barra de buscas do site ou por este link.

A rede social também passará a oferecer aplicativos pagos, sendo que será necessário pagar taxas fixas para usá-los.

Todas as aplicações terão descrições - como acontecem nas lojas da Apple e do Google. Por isso, a partir de agora, os desenvolvedores precisam correr para criar páginas específicas para cada app. Depois, terão de se empenhar para fazer com que eles se destaquem.

"O sucesso através do App Center está ligado à qualidade de um app", explica Aaron Brady, engenheiro do Facebook. "Usamos uma variedade de sinais, como classificações de usuários e engajamento, para determinar se um app será listado no App Center."

Ele afirma que os aplicativos bem desenhados e aprovados pelos internautas ficarão bem visíveis, entretanto, os que não atenderem às recomendações ou forem mal avaliadas cairão no limbo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CCJ APROVA DEDUÇÃO DE IR EM DOAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE TVS COMUNITÁRIAS


A Comissão de Constituição e Justiça CCJ aprovou, na semana passada, o projeto de lei (PL 1263/03), do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que autoriza a dedução no Imposto de Renda das pessoas que realizarem doações para a implantação de rádios e televisões comunitárias.

A proposta modifica a lei que cria o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já havia sido aprovado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Finanças e Tributação. Agora seguirá para o Senado, caso não haja recurso para que sua tramitação continue pelo Plenário.

Pela legislação atual, a dedução é permitida quando há incentivo para a realização de peças de teatro, na circulação de exposições de artes plásticas, na produção de música erudita ou instrumental, ou ainda pelo patrocínio de livros e pela doação de acervos para bibliotecas públicas ou museus.